Fórum dos Concurseiros
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como não fui aprovado

Ir para baixo

Como não fui aprovado Empty Como não fui aprovado

Mensagem por danilopr Qui maio 12, 2016 4:35 pm

Salve galera,
Antes de tudo quero dizer que não fui aprovado em concurso nenhum e que não sou pf, ainda.
Vim aqui relatar a experiência que tive no concurso de agente da PF 2014. Portanto tudo aqui escrito é opinião pessoal.
Assim como a maioria das pessoas que lerão esse texto, eu ainda me encontro nessa fase angustiante e terrível que parece que nunca vai acabar.  Nesse período dos estudos e a aprovação. Fase em que falta tudo, falta tempo para estudar, trabalhar, ficar com a família, horas de sono, falta dinheiro, falta paciência e principalmente motivação. Vou acrescentar aqui uma coisa que me incomoda muito que é aquele peso na consciência que dá quando temos que descansar e ficamos pensando que poderíamos estar estudando um pouco mais.
Sou da iniciativa privada, já ouvi dezenas de palestras sobre motivação e digo a vocês que não sou a melhor pessoa a lhes motivar. Deixo essa tarefa aos inúmeros videos da internet sobre pessoas que foram aprovadas nos mais diversos e concorridos concursos. Aí você me pergunta pq estou escrevendo isso então? A resposta é que o nosso concurso de carreiras policiais é um dos mais concorridos do país, é muito extenso, pois possui várias fases e nós só nos preparamos para as provas objetivas e discursiva. É claro que essa primeira etapa é a mais importante pois se não for aprovado não seguirá às demais. Agora imagina sua frustração se você tirasse uma excelente nota e depois reprovasse no taf por causa de alguns centímetros no salto.
Quando fiz o concurso havia pouco material explicando como seriam os testes e acabei indo sem saber muito oq encontraria pela frente.
Sendo assim vou descrever como foi essa experiência para que possamos entender e nos preparar melhor, pois quando conhecemos o adversário é mais fácil vence-lo.
A prova objetiva com certeza é a mais importante, nesse concurso não fui muito preparado. Em 2013 fiz um cursinho no Damasio, excelente por sinal, porém como ocorre hoje, não havia previsão de abertura de edital. O curso que durou 5 meses acabou e então só restava estudar em casa e aguardar o concurso. Agora eu te pergunto, vc acha fácil estudar em casa sem previsão alguma de edital? Você acha que eu fiquei estudando? Claro que não, ainda mais eu que sou preguiçoso, casado e tenho uma filha pequena. Bora trabalhar pois as contas são infinitas.

Até que em setembro/14 sai o tão esperado edital. Aí foi aquela correria, desespero e arrependimento por naõ ter aproveitado esse tempo (que eu carrego até hoje). Massss, como todo concurso da pf esse não poderia ser diferente e decidiram suspender.... Quem acompanhou o último concurso de escrivão sabe que esse ficou muito tempo suspenso (mais de ano). Adivinha se eu aproveitei esse tempo? Claro que não novamente, e por azar o concurso logo voltou e a prova ocorreria na data prevista na abertura. Só restava estudar e estudar. O problema é que nessa altura do campeonato o máximo que se pode fazer é revisar.
A prova foi aplicada em dezembro e o resultado foi: 56 pontos no gabarito provisório. (quase chorei) com essa pontuação não passa nem perto do corte. Depois dessa nota eu não queria nem ouvir de concurso nenhum. Masss logo saiu o definitivo e o resultado mudou: 106 questões respondidas, 21 erros e 85 acertos com resultado líquido 64pontos. Caraca! essa era a nota de corte e minha redação ia ser corrigida!!  A redação me ajudou muito. Mesmo a banca ter frustrado a previsão de muitos que diziam que o tema seria algo relacionado ao Direito. O tema foi terrorismo. Resultado: de 13 pontos possíveis fique com 10,98. Fiquei satisfeito com o resultado levando em conta a pouca dedicação que tive.

Chega então a hora do tão temido TAF. Vou descrever por partes:
Marcado num domingo, de muito sol por sinal, fui em uma das primeiras turmas de manhã. Começou as 9h e acabou por volta das 14h.
Minha turma tinha no total 14 pessoas, todos homens.
Barra fixa: primeiro exercício do taf. Cinco meses antes do taf iniciei meu treinamento, eu não conseguia fazer 2 barras. (nunca gostei de academia). Perdi 5 kg e no dia fiz 6. Até dava p fazer 8, mas não adianta nada pois a pontuação só aumentaria se fossem 9 repetições. Atingi minha meta que era 3 pts.
Nesse exercício 1 cara reprovou.

Salto: Aqui ninguém reprovou. Vale lembrar que a linha é feita com um montinho de areia, vc se posiciona atrás e se na hora vc tocar nesse montinho vc queima o salto. Saltei 2,24 salvo engano. Atingi a meta de 3 pts. ninguém reprovou. O treino desse exercício machuca muita gente por causa do impacto. Tomar cuidado. Aqui é muita técnica. Pesquisem sobre isso.

Natação: Meu local de prova foi Curitiba, o local do taf não possuía piscina nas medidas do edital então fomos até uma academia. Lá vc se arruma e parte p o exercício, de 2 em 2. Nadei os 50m em 35s. A vida toda nadei então não tive problemas. Atingi os 3 pts previstos. Aqui reprova muita gente, 3 no caso. A vantagem é que na PRF não temos essa modalidade.

Corrida: Aqui o bicho pega p mim. Odeio correr. Sabendo disso fui bem treinado. Para quem ainda não corre ou está começando, sugiro usar uma esteira para poder controlar a velocidade x distancia. É bem simples, basta colocar 12km/h de velocidade e correr por 12 minutos, dessa forma vc percorrerá o mínimo p passar no teste. No meu teste cronometrei as voltas e na ultima dei uma forçadinha. Percorri todo o trajeto e ainda me sobraram 40 segundos que fui caminhando. Ninguém reprovou. atingi os 3 pts previstos.
resultado: 12 pts no total e aprovado.
Dicas: Do início ao fim dos testes demora muito tempo. Vc passa a maior parte do tempo esperando e conversando, nesse período sugiro levar bebida e comida (frutas ou barrinhas) que não pesem na barriga pois a corrida é a última. Quem é adepto aos suplementos tb pode levar.
Nos exercícios de força e resistência, sua adrenalina te ajuda muito.
O pessoal que irá fazer o teste c vc tb te ajuda, motivam e acabam virando seus colegas. (vcs se encontrarão em outras fases)
O cespe é uma das bancas mais organizadas e o local (Curitiba) é top, isso ajudou muito. Todos os exercícios são filmados.
O índice de reprovação dessa etapa é razoável, na PRF é menor.

Depois vem os exames médicos. Aqui muita gente recomendar desistir quem estiver fora das vagas, pois os gastos são grandes mesmo, ainda mais quem não tem plano de saúde (eu). Por um lado essas pessoas tem razão, se eu as tivesse ouvido não gastaria tanto $, mas por outro lado não me arrependi em nada pois mesmo sabendo que estava fora das vagas sempre há uma esperança de que reprove mais gente e vc entre, sem falar na experiência que temos para os próximos concursos.
Voltando a falar sobre os gastos, acho que gastei mais de 3 mil nos exames (só o de drogas custa 800,00 aqui).
Juntei todos os exames laboratoriais e médicos e fui à capital novamente para o exame com os profissionais da banca e deixar meus exames.
Dias depois recebi um comunicado que faltava um tipo de exame de hepatite, surtei, precisaria fazer esse exame e levar à capital urgente por causa da falta de atenção da moça do lab e minha tb que não conferi. DEu tudo certo. Então sai o resultado dos exames. Reprovado inicialmente. Meu gama-gt estava alto e a banca pediu exames complementares e laudo de especialista. Refiz os exames e deu tudo certo. Nessa fase é comum muita gente reprovar, só que todos entram com o recurso e acabam a maioria conseguindo a aptidão. Há alguns casos que não tem jeito mesmo que são aqueles problemas de coluna. (há algumas doenças que dificilmente o recurso aceita, verifiquem no edital).

Depois dessa correria toda vem o psico que é feito em um dia no período da manhã e da tarde. Eu achava que seria aplicado exercícios tipo da auto escola, engano meu. Esse teste é bem puxado e cansativo, há vários tipos de testes, recomendo dar uma olhada na apostila do robson concurseiro.
Teve um teste de observação com tempo curto que foi tenso. Fora outros que mais pareciam de lógica. Uma amiga minha reprovou no teste de agressividade.
Muita gente reprova tb. Ouvi dizer que o recurso é difícil.


Enfim sai o resultado final. Fiquei aprovado na posição 595. Não convocado para a tão sonhada ANP.
Acontece que esse concurso tinha vagas reservadas aos cotistas afro descendentes. Esse foi outro problema que o concurso teve, não cabe a mim julgar isso pois quando me inscrevi eu sabia que existia e sabia que teria que concorrer com a ampla concorrência.

No começo é frustrante, claro que fiquei muito chateado com tudo isso, se contarmos a abertura do edital até a fase da convocação p ANP quase 1 ano se passa, ou seja, todo esse tempo se dedicando às fases do concurso p nada. Mas passando por tudo isso eu pude observar que é possível chegar, estive tão perto que aquele medo que temos e aquela barreira q colocamos na nossa cabeça durante os estudos quase desaparece. Tudo fica mais claro e parece que lidamos com mais facilidade. É aqui que quero chegar, mostrar o caminho que teremos que percorrer para ficar mais fácil a todos nós.
Não culpo ninguém por não ter obtido sucesso pois sei que faltou a minha parte de dedicação, aqueles dias de folga que me dei fizeram falta no final (já justifico).
Esse concurso teve quase 100 mil inscritos, e terminar em 595 me motiva muito a melhorar. O da PRF teve uns 109 mil...(é gente hein).
Justificando a falta que um pouco mais de estudo me fez:
Terminei em 595 com 74,98 pontos ( 64 obj + 10,98 redação)
O último colocado convocado p ANP e acredito ser hoje um PF, teve 75,48 pontos e ficou em 565.
Chegamos à seguinte conclusão, faltou 0,50 ponto p eu ir à ANP. Em uma prova com 120 questões, faltar 0,50 ponto, meia questão, é muito pouco. A diferença entre vc obter o sucesso e ficar mais dois anos estudando é muito pouca. Tirando os caras que engoliram a prova, o restante fica meio embolado e um simples questão (1 ponto) faz muita diferença na sua colocação. Aquela questão tão fácil e curta que nós caímos em pegadinha pode ser a diferença da mesma forma aquela que resolvemos chutar sem ter certeza. Portanto fica aqui minha dica, já que escolhemos esse caminho vamos p vencer, vamos com toda força, vamos p fazer todas as questões. Não vamos nos preocupar com concorrência, pois se não estivermos preparados pode haver só 1 concorrente que perdemos p ele.
O nosso concurso já começou, quem vai passar já está se preparando, as vagas estão lá e só os mais preparados contemplarão.
Fica aqui meu relato, não vai ter fim pois ainda está incompleto falta a parte da ANP que se Deus quiser nós em breve escreveremos.
Desculpem meus erros de português, sou péssimo em gramática (ainda bem que a maioria das questões são de interpretação rsrsr).
Fé galera, Deus reserva o melhor para seus filhos.

danilopr

Mensagens : 1
Data de inscrição : 11/05/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos